O manejo com a terra proporciona aos nossos alunos a valorização da vida, pois é na semente que tudo principia.
Traz a ideia de cuidado, proteção e responsabilidade com o ser vivo e os demais elementos da natureza.
Insere a reflexão à origem dos alimentos, à valorização da alimentação saudável e às formas de produção sustentáveis.
Esse projeto tem o objetivo incentivar o respeito à si próprio, ao próximo, ao ambiente no qual se vive expandindo ao mundo.
Possibilita também a exposição em público, desenvolvendo e aprimorando a oralidade , a postura, o posicionamento perante a sociedade.
Através da realização de receitas culinárias exploramos os sentidos, trabalhamos conceitos matemáticos, e linguísticos . Os sabores e texturas aguçam a sensibilidade e abrem novas possibilidades de conhecimento.
Em um bate-papo podemos dar voz aos alunos, relatando fatos, expondo opiniões, expressando ideias, transbordando emoções.
As rodas da conversa, atraves do "deixar falar", desenvolve a oralidade, a escuta empática. Traz o sentimento de pertencimento ao grupo.
Um momento de contar história, ouvir a leitura de um adulto ou de um colega de sala de aula.
Tempo de adquirir conhecimento, de expandir horizontes, através do contato com livros.
Aqui em nossa Escola, saúde mental também é prioridade! ?? No âmbito das turmas do Infantil 3 ao Fundamental 4 está acontecendo o Projeto de Treinamento de Habilidades Socioemocionais, promovido pelo Serviço de Psicologia da Escola e Colégio Construindo. As competências socioemocionais se manifestam como um dos principais promotores de uma educação de qualidade, viabilizando benefícios significativos no bem-estar e desenvolvimento dos alunos, na medida em que são fomentados comportamentos pró-sociais com repercussões nos rendimentos escolares. Além disso, as habilidades sociais e emocionais estão em estreita correlação, dado que a vertente social potencializa o espaço para a criação de relações positivas com os outros, sendo a gestão emocional categórica nesta inter-relação.